Pequeno Guia para o Quarto do Bebê: Capítulo 2

Publicado em 03/03/2023

Chegou a hora de começar a pensar no quartinho, e a primeira definição é o layout. Organize o quarto em áreas para: dormir, comer, cuidar, brincar e guardar.

Não sabe por onde começar? Procure um profissional! Para dar forma ao quarto dos sonhos e fazer com que tudo funcione no dia a dia, nada como contar com um olhar especializado.

 

Para definir a posição dos móveis, é importante pensar na ventilação e na iluminação. Um quarto arejado é um quarto mais saudável, então não obstrua as janelas. Se for usar ar  condicionado, ele não deve ficar virado para o berço. Para a iluminação, é interessante ter nuances de luz e sombra. Utilize iluminação indireta através de luminárias. 

 

Materiais

 

A experiência tátil é muito importante na infância. Por isso acreditamos no uso de materiais naturais, principalmente a madeira, para trazer textura e aconchego ao quarto da criança. Além disso, os materiais naturais são atemporais e remetem à nossa memória afetiva. 

 

Prefira soluções práticas e de fácil manutenção - o foco é cuidar do bebê. Na hora de escolher as superfícies e itens de decoração, menos é mais: lembre-se que tecidos, carpetes, cortinas e pelúcia acumulam poeira e ácaros.   

 

Segurança

 

Evite móveis com quinas, tampe todas as tomadas, instale tela nas janelas. Cuidado com os objetos que estarão ao alcance da criança.

E mais uma vez reforçamos a importância de escolher um berço com selo do Inmetro. Assim você garante que ele passou por todos os testes e cumpre os requisitos de segurança.

 

O bebê cresce rápido - pense em um quarto dinâmico!

 

A cada fase do desenvolvimento da criança surgem novas necessidades e o espaço precisa ser constantemente adaptado. Sugerimos pensar no quarto como um ambiente dinâmico, que se adapta às novas demandas da criança, com móveis que acompanham seu crescimento.

Rapidamente o bebê começa a explorar seu território e é importante permitir que ele alcance seus objetos preferidos com autonomia. Por isso é preciso pensar desde o início na arrumação de brinquedos e livros. E limitar o acesso aos itens que ele não pode usar.

 

Aposte também em móveis soltos! Estamos sempre em movimento: nascimento de uma nova criança, mudança de casa, miúdos crescendo... E cada fase exige uma nova configuração do layout. Por isso adoramos móveis que são versáteis, podem ganhar novos usos e estar em  outras partes da casa, acompanhando a família em suas aventuras.