Pequeno Guia para montar o quarto do bebê: Capítulo 1

Publicado em 18/02/2023

Para os pais de primeira viagem, pensar no quarto do bebê é um grande desafio. Temos aqui algumas dicas para planejar um ambiente prático, lúdico e que tenha a cara da família!  

 

Antes de tudo, acreditamos em três qualidades essenciais para o quarto do bebê:

  • Segurança: garantir a integridade do bebê permite que ele se desenvolva com maior autonomia, além de deixar os pais mais tranquilos;
  • Funcionalidade: Um quarto prático torna o cotidiano mais simples e prazeroso;
  • Afeto: a criança e a família devem criar uma relação afetuosa com o ambiente onde vivem; ele é uma expressão do seu estilo de vida e deve estar incorporado ao restante da casa.

 

Durante os primeiros meses da vida de um recém nascido, as principais atividades da sua rotina serão: sono, higiene e alimentação. Ao pensar na setorização do quarto, o ideal é reservar um espaço para estas três funções. Além disso, devemos levar em conta que em alguns meses o brincar fará parte do dia a dia do bebê.

Berço e Cômoda são a dupla básica do quarto do bebê! Por isso a escolha deles é importante para garantir um quarto funcional - sem abrir mão do design! 

 

O berço é o protagonista do quarto do bebê, e a partir dele será definido seu layout.⁠ 

O primeiro requisito para escolha do modelo é a segurança: certifique-se de que ele possui o selo do Inmetro! Garantir a integridade do bebê permite que ele se desenvolva com maior autonomia, além de deixar os pais mais tranquilos.

⁠É importante pensar em uma peça que tenha uma vida mais longa, se transformando em mini cama. O berço pode ser substituído pelo moisés nos primeiros meses + caminha baixinha.
O Berço Pé de Meia é certificado pelo Inmetro, garantindo que ele cumpre todos os requisitos de segurança.⁠

Ao escolher a cômoda, pense em ergonomia e praticidade: a troca de fraldas precisa ser confortável para o bebê e seu cuidador. Invista em um móvel versátil que pode ser usado em outra parte da casa ou acompanhar o crescimento da criança. 

Em quartos pequenos, a cômoda pode ser mais compacta e acompanhada de móveis de apoio, como nichos e prateleiras, para guardar itens de higiene, fraldas e demais objetos do bebê. Para ambientes maiores, ela pode ter espaço para gavetas e porta, com um trocador amplo e kit higiene mais completo.  

O trocador pode ser substituído por uma bancada ou nicho dentro do guarda roupas.